Sun
Tzu, grande general de um reino na China já dizia, há 2.500 anos: “Se você conhece a si mesmo e ao seu inimigo, não
precisa temer o resultado de 100 batalhas”.
Uma
empresa necessita de informações precisas sobre seus concorrentes. O
concorrente mais imediato de uma empresa é o que mais se parece com
ela, ou seja, fornece para o mesmo mercado-alvo e utiliza as mesmas
estratégias de produtos, distribuição, preços, entre outros. Um
concorrente forte é aquele capaz de ganhar mais mercado do que a sua
empresa. Podemos afirmar, com certeza, que não são apenas os preços
baixos ou a qualidade que fazem de um determinado concorrente um
vitorioso, mas sim, um conjunto de estratégias bem implementadas e sucedidas.
No
mundo de hoje, além da concorrência tradicional, há também a virtual, leia-se via internet. Se sua empresa comercializa: eletrodomésticos, livros,
móveis, roupas, equipamentos hidráulicos, entre milhares de outros
produtos, saiba que a concorrência virtual é um
processo irreversível. Dessa forma, por não ser um “modismo”, o
negócio é aderir a ela, antes que seja tarde demais. Lembre-se que,
se sua empresa não fizer, o concorrente o fará!
Algumas
vezes, é mais provável que uma empresa seja vencida por uma nova
tecnologia do que por seus concorrentes. Se sua empresa possui um
determinado tipo de produto, fique atento não somente aos seus
concorrentes, mas às tendências tecnológicas que podem diminuir ou
até mesmo extinguir os seus produtos atuais. Por isso, a visão
estratégica começa com a pergunta: - Em que tipo de negócio
estamos?
A
melhor maneira de conhecer seus concorrentes é buscar informações
em suas divulgações, que ajudem a responder perguntas do tipo:
- O concorrente está buscando lucratividade imediata? Crescimento de sua participação no mercado? Liderança tecnológica?
- Está interessado em investidas agressivas ou coexistência pacífica?
- Ele está querendo vencer pelo melhor preço, maior qualidade, melhor atendimento, enfim, qual a sua estratégia principal?
- Em que os nossos principais concorrentes são superiores a nós? Quais as suas fraquezas que podemos explorar?
A seguir algumas dicas de como investigar seus concorrentes: 1) Visite
seus websites para conhecer mais sobre seus lançamentos de produtos e
preços 2) Contrate profissionais que tenham trabalhado para eles, a fim
de ajudar sua empresa a conhecer a mentalidade predominante, suas
iniciativas e reações. 3) Entreviste vendedores e intermediários
4) Avalie seus desempenhos por entrevistas e conversas com seus
clientes e fornecedores.
Lembre-se
o que o chinês do primeiro parágrafo disse, não basta conhecer a
si mesmo. Gostaria de enfatizar ainda, que é preciso conhecer, além de si mesmo e os
concorrentes, o mercado, ou seja, nossos clientes.
Além
do conhecimento adquirido, utilizando-se da criatividade e
inteligência ao planejar, agir, verificar e controlar corretamente,
muito provavelmente o sucesso será uma conseqüência.
Up!
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