quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Otimizando o tempo de planejamento com o CANVAS

Dentre as muitas definições da palavra, encontramos que "tempo", significa: "espaço entre o começo e o fim de um acontecimento, duração". O emprego deste vocábulo ou uma de suas variantes, "prazo", tornou-se indispensável na vida de qualquer empresa.

A constante preocupação com o tempo das coisas: início/término de um projeto, duração de um treinamento, o prazo de recebimento, contratação de um novo colaborador, o prazo do financiamento, o tempo de deslocamento entre as filiais, a duração das reuniões, os dias restantes para atingir as metas, as horas necessárias de Consultoria e por aí afora. Ou seja, precisamos dar o devido tratamento a este recurso tão importante e recorrente na vida das empresas.

Se praticamente tudo é em função do tempo, a função do Planejamento também se utiliza deste importante recurso.  Para criar um modelo de negócios, por exemplo, pode-se recorrer a um planejamento formal, um Business Plan, com todos os detalhes e etapas da implementação, porém, pode levar meses para ser concluído. Outra alternativa, elaborada pelo suíço Alex Osterwalder é o CANVAS. Com a ferramenta, em muito menos tempo, pode-se criar um esboço, com uma visão bastante completa, visualmente atraente e com alto grau de efetividade. Com a tecnologia da informação, não tardaram surgir sistemas, inclusive on line, que permitem a construção de planos de forma gratuita. 

Abaixo compartilhamos um vídeo do SEBRAE sobre o assunto.




Mas, afinal, para que tipo de situações pode servir esta metodologia? Criar uma nova empresa, um novo produto ou linha de produtos, rever o atual modelo de negócios, as possibilidades são muitas. A seguir um modelo que pode ser utilizado. A sugestão para quem pretende fazer o processo "fisicamente", é desenhar o quadro a seguir em uma cartolina e utilizar post it para preenchê-lo com as informações. 



Portanto, já não há mais razão plausível para procrastinar o planejamento em razão da longa carga horária requerida. Organizar melhor o seu tempo poderá contribuir para a elaboração de estratégias de sucesso para o negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário