Na parte I desta pequena série de artigos, falamos sobre a questão da customização e sua importância. Hoje falaremos sobre dois assuntos: a Conveniência e a Rapidez em serviços.
Várias
empresas de sucesso, conseguem um desempenho melhor no mercado que
seus concorrentes, por serem mais acessíveis aos seus clientes, seja
na visibilidade de seus produtos, facilidade e rapidez na abertura de
crédito, realização de pedidos, entre outros. Dessa forma, ampliam sua rede de cobertura, montam show-rooms,
distribuem catálogos e implementam uma eficiente estratégia de e-commerce.
A palavra
conveniência lembra comodidade, ou seja, tudo que estiver
relacionado a ela visa proporcionar bem estar. Um exemplo de
comodidade é o horário de atendimento estendido, que pode ser
implementado desde que haja demanda suficiente para suportar o
aumento de custos. Um exemplo clássico de mudança nessa questão de
horários foram os bancos; podemos até comentar “humoristicamente”,
que até alguns anos atrás eles adotavam a regra do 3:6:4, ou seja,
capte dinheiro a 3% empreste a 6% e chegue em casa às 4 para tomar
uma cervejinha. Hoje o que vemos são bancos operando 24 horas no
atendimento pela internet, telebanco, aeroportos, shoppings, entre outros. Várias
livrarias, principalmente em centros maiores, adotam o horário
estendido, onde muitos visitantes entram para olhar os livros, tomar
um café, ou até encontrar amigos. Elas se tornaram centros
comunitários, onde a compra por impulso ocorre com grande
freqüência, aumentando consideravelmente o volume de vendas.
O serviço
mais rápido também é um grande atrativo de empresas que se
posicionam neste sentido. Há vários exemplos, como uma empresa de
gás em Curitiba que promete que o produto será entregue em no
máximo 10 minutos, independente do local da cidade. Algumas empresas
revelam fotos digitais em poucos minutos; outra do ramo ótico,
proporciona óculos em uma hora. Há empresas financeiras
que conseguem aprovação de crédito em até 20 segundos. Há centenas de empresas que atendem encomendas via
telefone, não sendo necessário ir até a loja, proporcionando pagamento com cartão de crédito do conforto do lar ou
escritório. O tempo é algo cada vez mais escasso, portanto, mais
valorizado pelos clientes.
Se uma
empresa for capaz de proporcionar mais conveniência e uma economia substancial de tempo, enquanto seus concorrentes não
ainda não oferecem estas vantagens, ela ganhará vários pontos na
conquista e manutenção de seus clientes.
Quem
quiser sair ou manter-se à frente, vale o desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário