sábado, 8 de junho de 2013

Adoçando as ofertas aos clientes (parte II)


Na parte I desta pequena série de artigos, falamos sobre a questão da customização e sua importância. Hoje falaremos sobre dois assuntos: a Conveniência e a Rapidez em serviços.

Várias empresas de sucesso, conseguem um desempenho melhor no mercado que seus concorrentes, por serem mais acessíveis aos seus clientes, seja na visibilidade de seus produtos, facilidade e rapidez na abertura de crédito, realização de pedidos, entre outros. Dessa forma, ampliam sua rede de cobertura, montam show-rooms, distribuem catálogos e implementam uma eficiente estratégia de e-commerce.

A palavra conveniência lembra comodidade, ou seja, tudo que estiver relacionado a ela visa proporcionar bem estar. Um exemplo de comodidade é o horário de atendimento estendido, que pode ser implementado desde que haja demanda suficiente para suportar o aumento de custos. Um exemplo clássico de mudança nessa questão de horários foram os bancos; podemos até comentar “humoristicamente”, que até alguns anos atrás eles adotavam a regra do 3:6:4, ou seja, capte dinheiro a 3% empreste a 6% e chegue em casa às 4 para tomar uma cervejinha. Hoje o que vemos são bancos operando 24 horas no atendimento pela internet, telebanco, aeroportos, shoppings, entre outros. Várias livrarias, principalmente em centros maiores, adotam o horário estendido, onde muitos visitantes entram para olhar os livros, tomar um café, ou até encontrar amigos. Elas se tornaram centros comunitários, onde a compra por impulso ocorre com grande freqüência, aumentando consideravelmente o volume  de vendas.

O serviço mais rápido também é um grande atrativo de empresas que se posicionam neste sentido. Há vários exemplos, como uma empresa de gás em Curitiba que promete que o produto será entregue em no máximo 10 minutos, independente do local da cidade. Algumas empresas revelam fotos digitais em poucos minutos; outra do ramo ótico, proporciona óculos em uma hora. Há empresas financeiras que conseguem aprovação de crédito em até 20 segundos. Há centenas de empresas que atendem encomendas via telefone, não sendo necessário ir até a loja, proporcionando pagamento com cartão de crédito do conforto do lar ou escritório. O tempo é algo cada vez mais escasso, portanto, mais valorizado pelos clientes.

Se uma empresa for capaz de proporcionar mais conveniência e uma economia substancial de tempo, enquanto seus concorrentes não ainda não oferecem estas vantagens, ela ganhará vários pontos na conquista e manutenção de seus clientes.

Quem quiser sair ou manter-se à frente, vale o desafio.

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