domingo, 2 de setembro de 2012

Oportunidade - ingrediente fundamental


Se nos colocarmos a pensar, analisar e pesquisar, descobriremos que oportunidade de mercado é coisa que não falta. Uma empresa que não enxerga as oportunidades que aparecem à sua frente, está condenada a seguir trilhando sempre o mesmo caminho, até quando, só Deus sabe.

O que temos como premissa básica é que o mundo consumidor mudou e a concorrência aumentou estrondosamente, daí a necessidade de seguir inovando e buscando oportunidades, para não “morrer na praia”, como se diz por aí. Temos que ser capazes de descobri-las, desenvolvê-las e lucrar com elas. É interessante começarmos analisando o que é oportunidade.

Oportunidade é uma área de necessidade e interesse do comprador, cuja satisfação dá à empresa uma alta probabilidade obter um desempenho lucrativo. Para ser atraente, uma oportunidade depende de vários fatores: número de compradores potenciais, seu poder aquisitivo, sua intensidade e disposição para a compra e assim por diante. A oportunidade torna-se clara quando a empresa identifica um grupo com tamanho significativo, cujas necessidades não estão sendo atendidas. Como exemplo, podemos citar uma região onde os móveis são muito caros e as pessoas precisam de prestações intermináveis para comprá-los. Esta pode ser uma oportunidade interessante, para empresas que se empenham em desenvolver produtos a um custo mais baixo. Esta é justamente a história da IKEA, maior cadeia de lojas de móveis do mundo. Caso o leitor tenha interesse em conhecer a história dessa empresa, peço que me envie um e-mail, que responderei, com prazer.

Há três situações que fazem surgir oportunidades de mercado:
  • Fornecer algo escasso: produtos que os consumidores fazem filas para comprar;
  • Fornecer, de maneira nova ou melhor, um produto ou serviço: aparecem através de reclamações de produtos atuais, veja alguns exemplos: meu carro consome muito combustível, minha torradeira é difícil de limpar, às vezes não consigo encontrar o controle remoto da TV, os sucos de laranja em caixa tem gosto ruim, os alimentos saudáveis são muito caros, entre outros;
  • Fornecer um novo produto ou serviço: soluções criativas são sempre bem vindas. Antes de existirem ninguém solicitou: videocassete, walkman, lycra, teflon, náilon, câmeras digitais, etc.
Para criar um clima de oportunidades nas empresas, contudo, é preciso ter tempo, recurso este cada vez mais escasso nos dias atuais e, se não forem tomadas algumas medidas importantes, a tendência é piorar cada vez mais.

Concluindo, a sobrevivência das empresas depende de mudanças e da busca constante de oportunidades. E isto tudo, antes que seja tarde demais.

A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo” Dennis Gabor