Se nos
colocarmos a pensar, analisar e pesquisar, descobriremos que
oportunidade de mercado é coisa que não falta. Uma empresa que não
enxerga as oportunidades que aparecem à sua frente, está condenada
a seguir trilhando sempre o mesmo caminho, até quando, só Deus
sabe.
O que
temos como premissa básica é que o mundo consumidor mudou e a
concorrência aumentou estrondosamente, daí a necessidade de seguir
inovando e buscando oportunidades, para não “morrer na praia”,
como se diz por aí. Temos que ser capazes de descobri-las,
desenvolvê-las e lucrar com elas. É interessante começarmos
analisando o que é oportunidade.
Oportunidade
é uma área de necessidade e interesse do comprador, cuja satisfação
dá à empresa uma alta probabilidade obter um desempenho lucrativo.
Para ser atraente, uma oportunidade depende de vários fatores:
número de compradores potenciais, seu poder aquisitivo, sua
intensidade e disposição para a compra e assim por diante. A
oportunidade torna-se clara quando a empresa identifica um grupo com
tamanho significativo, cujas necessidades não estão sendo
atendidas. Como exemplo, podemos citar uma região onde os móveis
são muito caros e as pessoas precisam de prestações intermináveis
para comprá-los. Esta pode ser uma oportunidade interessante, para
empresas que se empenham em desenvolver produtos a um custo mais
baixo. Esta é justamente a história da IKEA, maior cadeia de lojas
de móveis do mundo. Caso o leitor tenha interesse em conhecer a
história dessa empresa, peço que me envie um e-mail, que
responderei, com prazer.
Há três
situações que fazem surgir oportunidades de mercado:
- Fornecer algo escasso: produtos que os consumidores fazem filas para comprar;
- Fornecer, de maneira nova ou melhor, um produto ou serviço: aparecem através de reclamações de produtos atuais, veja alguns exemplos: meu carro consome muito combustível, minha torradeira é difícil de limpar, às vezes não consigo encontrar o controle remoto da TV, os sucos de laranja em caixa tem gosto ruim, os alimentos saudáveis são muito caros, entre outros;
- Fornecer um novo produto ou serviço: soluções criativas são sempre bem vindas. Antes de existirem ninguém solicitou: videocassete, walkman, lycra, teflon, náilon, câmeras digitais, etc.
Para
criar um clima de oportunidades nas empresas, contudo, é preciso ter
tempo, recurso este cada vez mais escasso nos dias atuais e, se não
forem tomadas algumas medidas importantes, a tendência é piorar
cada vez mais.
Concluindo,
a sobrevivência das empresas depende de mudanças e da busca
constante de oportunidades. E isto tudo, antes que seja tarde demais.
“A
melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo” Dennis Gabor
Gostei, primo!!! Você escreve muito bem... Inteligente, claro e interessante seu texto que você sabiamente fechou com chave de ouro ao usar a citação “A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo” de Dennis Gabor...
ResponderExcluirAbraçejos/Ná...