No último quarto do século XX, presenciamos uma forte atuação da tecnologia, no que diz respeito à interligação de empresas pelo mundo inteiro e a criação de um novo ambiente competitivo.
A
globalização dos mercados hoje é uma realidade e, com ela,
surgiram novas oportunidades, mas também novas ameaças. Atualmente,
a cada dia o consumidor descobre e insere novos e diferentes produtos
em sua vida. Temos presenciado um excesso de informação, de apelos
e de novas ofertas inundando o mercado. Em função deste cenário, a
manutenção de uma clientela fiel, tarefa essencial à sobrevivência
das empresas, vem se tornando cada vez mais complexa.
Como
alternativa de sobrevivência, visando uma melhor aceitação de
novos produtos e serviços, conquistando a fidelidade do consumidor,
surgiu o Marketing de Relacionamento. Descobriu-se que em um mundo no
qual o cliente tem tantas opções de produtos e fornecedores, uma
relação pessoal é a melhor forma de manter a fidelidade do
cliente. Contudo, a criação de relações sólidas e duradouras é
uma tarefa árdua e de difícil manutenção.

Anteriormente,
esperava-se que as empresas identificassem e fornecessem ao mercado,
produtos e serviços que elas considerassem ideais. Com o marketing
de relacionamento, entende-se que o cliente ajuda a empresa a
fornecer o pacote de benefícios que ele valoriza. É um esforço
contínuo e colaborativo entre cliente e fornecedor. Deve-se procurar
unir progressivamente a empresa aos clientes, procurando construir
uma cadeia de relacionamentos dentro da organização. A finalidade
disso é criar o valor desejado pelos clientes, assim como entre a
organização e seus principais participantes, incluindo
fornecedores, canais de distribuição intermediários e acionistas.
Todo
o gerenciamento deve ser um processo ininterrupto de aprendizagem,
pelo qual a empresa adquire conhecimentos por meio do processo de
interação com os clientes e o mercado, de modo a adaptar-se e poder
reagir de maneira competitiva. Para quem busca um diferencial,
gerenciar a empresa desta forma pode ser uma ótima alternativa. Em
breve, muito mais empresas já terão acordado para esta nova
realidade, por isso, é bom começar a mudar o mais breve possível e
revisar antigos conceitos que hoje em dia perderam o seu valor.
“Nada
é permanente, exceto a mudança”
Heráclito 450 a.C.
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