Quando
os administradores de uma empresa lançam um produto, esperam que sua
vida útil seja longa e produtiva. Contudo, eles sabem o produto não
venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”.
Este ciclo é evidenciado através de cinco estágios:
- Desenvolvimento do produto: é quando a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes;
- Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, onde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado;
- Crescimento: período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes;
- Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência;
- Declínio: é quando as vendas e os lucros começam a cair.
O
tempo que um produto permanece em cada uma das fases acima é muito
variável, alguns ficam muito tempo em Desenvolvimento, outros tem um
período de Maturidade muito grande e para outros, o Declínio é a
fase mais demorada. Na prática pode ser difícil prever o tempo que
durará cada fase ou identificar com certeza o período em que o
produto mudou de “estágio”, bem como determinar os fatores que
identificam essa mudança.
Algumas
empresas, ao perceberem que um de seus produtos entrou na fase de
Declínio, promovem intensa divulgação, fazem modificações
substanciais no produto e tentam reposicioná-lo para o estágio de
crescimento.
Para
uma melhor compreensão do Ciclo de Vida, segue abaixo três fatores
de grande importância em relação ao “comportamento” do
produto, no mercado que está inserido:
- Estilo: é um tipo “básico” de expressão. Num traje por exemplo, há os estilos: formal ou esportivo, em moradias temos: colonial, rústico ou campestre. Após inventado um estilo, ele se mantém por gerações, entrando e saindo de moda de tempos em tempos. Ele tem um ciclo de vida, com vários períodos de “renovação” de interesses;
- Moda: é um estilo corretamente aceito e popularizado em certa área, por exemplo: as roupas soltas e largas da década de 80 foram substituídas pelas mais bem cortadas dos anos 90. Em geral, os produtos da Moda, tem um crescimento lento e uma fase de declínio também gradual;
- Modismo: é a moda que entra rapidamente, atinge seu auge em pouquíssimo tempo, é aceita com grande entusiasmo e decai também de forma muito rápida. Entram aí alguns produtos como: ioiô, bichinho virtual, miniaturas de garrafas de refrigerantes, entre outros.
Com
a evolução da sociedade e a modificação em seus hábitos de
consumo, novas necessidades aparecem e, conseqüentemente, produtos
para atendê-las. Como administradores, precisamos estar sempre de
antenas ligadas no mercado e na sociedade, afim de conseguirmos gerir
melhor nosso portfolio de produtos. Por isso, a dica é ficar sempre
de “antena ligada”, pois isso poderá fazer a diferença para o
futuro de sua empresa e do mercado que ela atende.
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