Um dos
principais fatores de sucesso no mercado internacional, diz respeito
aos produtos e suas embalagens.
Quando
uma empresa decide exportar, uma das primeiras decisões, é
identificar qual produto ou linha de produtos introduzir, em que país
ou continente. Os consumidores do mundo inteiro possuem culturas
diferentes, bem como atitudes e comportamentos de compra totalmente
diversos. Há diferenças e particularidades nas legislações,
condições econômicas e na estrutura logística de cada país. As
empresas que desejam exportar, precisam analisar e conhecer bem estes
fatores, antes de partir para o mercado internacional.
A
embalagem do produto apresenta um grande desafio para os empresários,
como exemplo, cito o caso de uma indústria americana de bolas de
tênis. Sua participação no mercado japonês caiu de 8% para 1%, a
razão disso foi a embalagem. Enquanto os americanos jogam com 3
bolas, os japoneses usam apenas 2. Os japoneses acharam que uma lata
com 3 bolas era uma promoção desvantajosa e ignoraram o produto. A
indústria fabricante reconheceu o erro e esclareceu que não
conhecia esta particularidade do mercado japonês. Em seguida
readaptaram sua embalagem para apenas 2 bolas e obtiveram sucesso.
Os
rótulos dos produtos não podem ser traduzidos fielmente para entrar
em outros mercados. Uma empresa com flores amarelas em seu logotipo,
pode ser bem sucedida em qualquer país, porém não no México, onde
esta flor simboliza a morte ou desrespeito. É preciso também tomar
cuidado com as traduções, por exemplo, em inglês, Cesta de
Presentes é Gift Basket, porém nos mercados de língua alemã isto
seria um problema, pois Gift em alemão significa veneno. Um
automóvel de nome NOVA poderia vender bem na maior parte do mundo,
porém não nos países de língua espanhola, onde esta palavra pode
significar “não vai” ou “não anda”.
Os
critérios de cada país com relação às embalagens são muito
diferentes, por exemplo, os europeus gostam de caixas eficientes,
funcionais e com design discreto. Os japoneses, quando querem
presentear, muitas vezes usam a própria embalagem do produto, sem
papel ou fita, por isso, algumas empresas naquele mercado,
comercializam seus produtos com embalagens sofisticadas, prontas para
presente. No rótulo, alguns países proíbem o uso de línguas
estrangeiras, outros exigem que haja 2 ou mais línguas. No Chile é
ilegal colocar preços em rótulos ou sugerir preços ao varejo, e
por aí se vai.
As
decisões internacionais de produto requerem estudos complexos sobre
embalagens, produtos, marcas, entre outros. O que precisamos saber, é
que estas decisões devem ser embasadas com um bom conhecimento do
consumidor, da legislação e da influência de organizações de
consumidores do país destino. O sucesso de qualquer empreendimento,
seja em terras nacionais ou estrangeiras, requer sempre planejamento
e um ótimo conhecimento do mercado. Esta é uma lição que não
deve ficar apenas nas idéias e sim para ser utilizada no dia-a-dia
das empresas.
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