Se o leitor puder escolher apenas um, ser eficiente ou eficaz, qual optaria? Primeiro vamos aos conceitos:
A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.
Fonte: Significados: https://www.significados.com.br/eficiencia-e-eficacia/
Podemos considerar que eficiência está associada a processos e eficácia, a resultados.
Fonte: InfoEscola: http://www.infoescola.com/administracao_/eficiencia-e-eficacia/
Eficácia tem relação com o resultado referente a uma atividade, é o fim e não o meio. Eficiência refere-se ao modo como determinada atividade é realizada, é o meio, não o fim.
Fonte: Estudo Administração: http://www.estudoadministracao.com.br/ler/diferenca-entre-eficiencia-eficacia/
Diferenças entre eficiência e eficácia:
EFICIÊNCIA EFICÁCIA Ênfase nos meios Ênfase nos resultados Fazer corretamente as coisas Fazer as coisas certas Resolver problemas Atingir objetivos Salvaguardar os recursos Otimizar a utilização dos recursos Cumprir tarefas e obrigações Obter resultados Treinar os subordinados Dar eficácia aos subordinados Manter as máquinas Máquinas em bom funcionamento Presença nos templos Prática dos valores religiosos Rezar Ganhar o céu Jogar futebol com arte Ganhar a partida
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração / Idalberto Chiavenato — 8. Ed. — Rio de Janeiro: Elseviwe, 2011.

Como a fórmula simples do Resultado é: Receitas (-) Despesas, conclui-se que para melhorá-lo é preciso aumentar o primeiro e/ou reduzir o segundo. Contudo, muitas empresas estão mais preocupadas em aumentar as receitas, leia-se vendas, e reduzir apenas as despesas mais visíveis, ou seja, as que se mais se destacam em relação às demais. Muitas não conseguem entender que a ineficiência interna em processos e equipes, por vezes aparentemente eficientes, podem gerar um ganho suplementar. Investimentos em melhorias de processos dão retorno, portanto, é recomendável refletir e agir neste sentido.

Portanto, são momentos distintos que relativizam a importância de uma ou outra, todavia, ambas devem caminhar sempre "juntas", como inseparáveis amigas e em nenhuma hipótese devem ter seus méritos reduzidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário