Uma orquestra, antes de se apresentar em público, sabe muito bem a importância de ensaiar o repertório previamente de forma exaustiva. Tem razão, pois, neste caso, qualquer erro poderia ser facilmente percebido pelo público. Qual a correlação dessa situação com o mundo da administração?

Antes de pensar em capacitação, deve-se fazer uma avaliação dos objetivos e desafios organizacionais a atingir. Será que a equipe está preparada para conquistar os resultados almejados? Se não, onde estão os maiores problemas e quais são pessoas ou setores envolvidos? Há necessidade de treinamentos técnicos? E comportamentais?
Todo treinamento, curso ou palestra é um investimento, portanto, pressupõe que haja retorno. E se há retorno pode e deve ser mensurado. De forma mais específica, pode-se avaliar indicadores de desempenho dos treinandos antes e após o investimento. De maneira mais abrangente, pode-se observar a variação nos níveis de satisfação e fidelização dos clientes, faturamento, redução de despesas, entre outros que impactem direta ou indiretamente nos colaboradores treinados.
Todo treinamento, curso ou palestra é um investimento, portanto, pressupõe que haja retorno. E se há retorno pode e deve ser mensurado. De forma mais específica, pode-se avaliar indicadores de desempenho dos treinandos antes e após o investimento. De maneira mais abrangente, pode-se observar a variação nos níveis de satisfação e fidelização dos clientes, faturamento, redução de despesas, entre outros que impactem direta ou indiretamente nos colaboradores treinados.
Antes de enviar uma pessoa ou equipe para um desses eventos, é recomendado realizar pelo menos uma reunião com os envolvidos, para alinhar expectativas e o que se espera que o colaborador desenvolva, bem como que indicadores devem ser melhorados após aplicação dos conceitos aprendidos. Pode-se ainda estimular os participantes, após o treinamento, a repassar internamente a outros colegas um resumo prático e útil ao contexto, em forma de reunião, por exemplo. Já dizia Joseph Joubert "ensinar é aprender duas vezes", portanto, isso pode reforçar os conteúdos aprendidos e maximizar o retorno do investimento.
Também há de se analisar que conhecimento sem ação não gera retorno, por isso, é fundamental que após o evento, os colaboradores possam utilizar na prática os conhecimentos adquiridos. Logo, para que isso seja factível, é primordial que o conteúdo seja criteriosamente analisado e, se possível adaptado, ANTES de contratar o treinamento. Verifica-se, frequentemente, que essa análise não é realizada, ou é feita de forma superficial e o resultado é a geração de conhecimento volátil, que não gera retorno.

Seguindo essas dicas, ainda assim a retenção provavelmente não será de 100%, porém, pode melhorar, e muito, o resultado do investimento. Assim como a orquestra, uma equipe 'afinada' é mais harmônica e eficaz, como consequência, todos ganham: empresa, clientes e a própria equipe.
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