terça-feira, 4 de julho de 2017

É possível enxugar ainda mais?

Uma pergunta frequente faz parte da rotina de várias empresas: - É possível reduzir ainda mais despesas, quando o mais óbvio já foi feito? 

Aí vai uma sugestão: verifique quanto custam os processos administrativos e comerciais, você poderá ser surpreendido com mais estas possibilidades de reduções. 

Um processo como o de Pedidos, por exemplo, que envolve várias etapas, que a princípio podem parecer eficientes aos seus olhos, pode estar onerando desnecessariamente a estrutura. Em nossas análises e implementações, já conseguimos reduzir até 50% desses valores. Um bom começo é mapear o processo atual, conversando com todos os envolvidos, verá que o padrão que foi ensinado, poderá conter agora alguns 'adendos desnecessários' e ineficientes, que foram criados por alguma razão e geram retrabalho, estresse e controles dispensáveis. 

Há pelo menos uma dezena de processos administrativos que podem estar gerando despesas extras, praticamente 'invisíveis', aqui citamos como exemplo a Contratação de Pessoas. A seleção incorreta gera problemas futuros e muitos desses impactam nas finanças. Considere rever este processo, envolvendo a liderança imediata, gerência e até a diretoria. Mais cabeças pensando, de forma sistemática, minimizam esse tipo de falha. Ao final, no 'topo do iceberg' de todo o trabalho desenvolvido, poderia ficar assim: o colaborador selecionado, no primeiro dia, recebe uma integração com as 'regras do jogo', organograma, o que se espera dele, faz um 'tour' pela empresa, conhece áreas, pessoas e o processo de forma macro, só então é encaminhado ao seu setor, onde seu líder imediato o aguarda, apresenta a equipe, equipamentos, para então dar prosseguimento à integração com os treinamentos necessários. E por falar em treinamento, é fundamental rever também como eles são planejados e aplicados, para isso, leia nosso artigo sobre este assunto, clicando aqui

Logicamente há outras reduções de despesas possíveis, que impactam nos resultados, como: inadimplência, fruto de análises de crédito mal feitas, devoluções de mercadorias, necessidade de retrabalhos, entre muitas outras.

Cabe ainda lembrar que há tecnologias de informação, em núvem, principalmente, que podem auxiliar a maximizar a velocidade, tornando os processos mais ágeis, com impacto final positivo chegando até a satisfação dos clientes.

Simplificar, transformar processos sinuosos em retas e ao final, padronizar, tudo com a participação e aval da equipe. Pronto, esta é uma receita de sucesso para reduzir ainda mais as despesas, com ganho em eficiência, lucratividade e redução de conflitos internos.